Reciclagem do papelão ondulado
Bruno // 30 de Junho de 2019
Saiba como é o processo de reciclagem do papelão ondulado
O papel descartado por nossos domicílios, empresas, indústrias e outros, a partir de uma transformação pode vir a ser de grande valia, tal qual o valor do papel comum fabricado. Pois, devido à escassez de matéria-prima e com as exigências das políticas públicas de reflorestamento, abriu-se precedente para surgimento da reciclagem do papelão ondulado descartado. Esta atividade de reciclagem vem com o propósito de diminuir a grande concentração de lixo nos aterros sanitários e bem como benefícios para a sociedade, tais como: a diminuição do consumo de água e energia, os aterros sanitários, agressão ao solo, impacto ambiental.
A matéria prima do papel reciclado vem do lixo (aparas) diferentemente do papel comum que sua matéria prima vem das árvores de eucalipto ou de pinus. O processo industrial de transformação de papel velho é semelhante ao de papel virgem, a fim de causar menos impacto ambiental. As aparas de papel podem ser recolhidas por um sistema de coleta seletiva, ou por um sistema comercial, utilizado há anos, que envolve o catador de papel, destas aparas são tirados materiais perigosos (grampos, vidros, metais etc) para os equipamentos ou para o processo fabril não ser prejudicado.
Feito essa triagem são feitos fardos que são vendidos para as fábricas. Ao chegar a fábrica é misturada a água depois colocada numa espécie de grande liquidificador, chamado “Hidrapulper;
este equipamento tritura as aparas formando uma pasta de celulose, depois vai para uma peneira que retém as impurezas como: papel não triturado, arames, plásticos e outros. Em seguida são aplicados compostos químicos tais como: água, soda cáustica para a retirada da tinta. Discos refinadores abrem um pouco mais as fibras de celulose melhorando a ligação entre elas. Uma depuração mais fina é feita usando o equipamento depurador para separar areias existentes na pasta. Finalmente, a pasta é branqueada com composto de cloro ou peróxido seguindo para as maquinas de fabricar papel junto a matérias primas de fontes renováveis como bagaço de cana de açúcar e biomassa vegetal.
O papel reciclado pode ser aplicado em chapas de papelão, embalagens de papelão, caixas de papelão, sacolas, bandejas para frutas, papel para impressão, entre outros usos.